Biologo-e-suas-carreiras2

O que você precisa saber sobre o curso de Biologia e suas carreiras

Hoje, 3 de setembro, é o dia Nacional do Biólogo. Essa data é comemorada em referência a regulamentação da profissão, que aconteceu em 3 de setembro de 1979, junto com a criação do Conselho Federal de Biologia (CFBio).

Biologia é a profissão responsável pelo estudo das diferentes formas de vida, como sua origem, evolução, estrutura e funcionamento. E também pelo estudo das relações entre os seres vivos, organismos e o meio ambiente.

Se você tem interesse nesse curso a primeira coisa que precisa saber é que ao optar por cursar Biologia você encontra 2 opções:

  • Bacharelado: Você se tornará um profissional apto a atuar como biólogo em empresas públicas ou privadas dos mais variados setores e até mesmo em organizações não governamentais.
  • Licenciatura: Você se tornará um profissional apto a dar aulas nos ensinos fundamental e médio como professor.

Ambas as graduações possuem duração média de quatro anos. Após concluir o curso você deverá realizar o registro no Conselho Regional de Biologia (CRBio). Feito isso, você estará habilitado para atuar como Biólogo.

Áreas de atuação do profissional formado em Biologia

Você já deve ter visto o curso de Biologia disponível em várias universidades espalhadas pelo Brasil, certo? Porém, é um curso que ainda deixa muitas dúvidas nos estudantes como: “Qual é área de atuação do Biólogo?”, “Onde eu posso trabalhar se cursar Biologia?” ou “Vou conseguir um emprego?”.

Então, diferente do que muita gente imagina, o Biólogo pode exercer as mais variadas atividades atuando em três grandes áreas:

  • Saúde: Aconselhamento genético; Análises citogenéticas; Análises citopatológicas; Análises clínicas; Análises de histocompatibilidade; Análises e diagnósticos biomoleculares; Análises histopatológicas análises, bioensaios e testes em animais; Análises, processos e pesquisas em banco de leite humano; Análises, processos e pesquisas em banco de órgãos e tecidos; Análises, processos e pesquisas em banco de sangue e hemoderivados; Análises, processos e pesquisas em banco de sêmen, óvulos e embriões; Gestão da qualidade; Gestão de bancos de células e material genético; Reprodução humana assistida; Saneamento saúde pública/Fiscalização sanitária; Saúde pública/Vigilância ambiental; Saúde pública/Vigilância epidemiológica; Saúde pública/Vigilância sanitária; Terapia gênica e celular; Treinamento e ensino na área de saúde.
  • Biotecnologia e Produção: Biodegradação; Bioinformática; Biologia molecular; Bioprospecção (comercialização de produtos com recursos biológicos); Biossegurança; Cultura de células e tecidos; Desenvolvimento e produção de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs); Engenharia Genética/Bioengenharia; Melhoramento genético; Perícia/Biologia forense; Processos biológicos de fermentação e transformação; Treinamento e ensino em biotecnologia e produção.
  • Meio Ambiente e Biodiversidade: Aquicultura (ambiente aquático); Arborização urbana; Auditoria ambiental; Bioespeleologia (biologia de cavernas); Bioética (ética na ciência e em pesquisas); Bioinformática; Biomonitoramento; Biorremediação (utilização de microrganismos para remediar contaminações); Controle de vetores e pragas; Curadoria e gestão de coleções biológicas, científicas e didáticas; Desenvolvimento, produção e comercialização de materiais, equipamentos e kits biológicos; Diagnóstico, controle e monitoramento ambiental; Ecodesign ou design sustentável; Ecoturismo; Educação Ambiental; Fiscalização/Vigilância ambiental; Gestão ambiental; Gestão de bancos de germoplasma (material genético); Gestão de biotérios (lugar em que animais ficam antes de serem utilizados em experimentos); Gestão de jardins botânicos; Gestão de jardins zoológicos; Gestão de museus; Gestão da qualidade; Gestão de recursos hídricos e bacias hidrográficas; Gestão de recursos pesqueiros; Gestão e tratamento de efluentes e resíduos; Gestão, controle e monitoramento em ecotoxicologia (efeitos tóxicos de poluentes); Inventário, manejo e produção de espécies da flora nativa e exótica; Inventário, manejo e conservação da vegetação e da flora; Inventário, manejo e comercialização de microrganismos; Inventário, manejo e conservação de  ecossistemas aquáticos; Inventário, manejo e conservação do patrimônio fossilífero; Inventário, manejo e produção de espécies da fauna silvestre nativa e exótica; Inventário, manejo e conservação da fauna; Inventário, manejo, produção e comercialização de fungos; Licenciamento ambiental; Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL); Microbiologia ambiental; Mudanças climáticas; Paisagismo; Perícia Forense Ambiental/Biologia Forense; Planejamento, criação e gestão de Unidades de Conservação (UC)/Áreas protegidas; Responsabilidade socioambiental; Restauração/Recuperação de áreas degradadas e contaminadas; Saneamento ambiental; Treinamento e ensino na área de meio ambiente e biodiversidade.

É incrível a infinidade de áreas de atuação que você pode ter ao escolher o curso de Biologia. Se alguma dessas atividades te desperta interesse então te convidamos a conferir algumas dicas de como estudar Biologia para o vestibular!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Acessar Plataforma

Cadastro Fundamental I